domingo, 31 de julho de 2011

Pêssego

O pêssego (Prunus persica batsch) é uma fruta originária da China que se difundiu por todo o mundo, sendo hoje a oitava fruta mais produzida no planeta. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 13º lugar, sendo a China o país que mais produz essa fruta.
Fruto de pele aveludada, cuja cor varia do branco ao amarelo e vermelho, o pêssego possui polpa suculenta e sabor doce, com aroma característico. O fruto pode ser divido em dois grupos: polpa branca e polpa amarela, cada um com as variedades de ’caroço solto’ e ’caroço aderente’. O primeiro é mais consumido na forma in natura, enquanto o segundo é mais indicado para a produção de compota e calda.
Além de ser uma fruta pouco calórica quando comparada a algumas outras frutas, o pêssego apresenta consideráveis valores nutricionais de Vitaminas A e B12, evitando problemas de pele, protegendo o organismo contra infecções e auxiliando na formação das células do sangue, além de contribuir com o bom funcionamento do intestino pela presença de fibras em sua composição.
 O pêssego é uma fruta muito apreciada, tanto para o consumo in natura quanto para a fabricação de geléias, doces e compotas. Também é muito consumido na forma de suco e pode ser usado como ingrediente de outras bebidas.
A frutificação do pêssego ocorre nos meses de setembro a fevereiro. Ao comprá-lo, é  importante analisar se a casca está firme e sem marcas de insetos. Para melhor conservação do fruto, é indicado armazená-lo na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário