quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jaca

Fruta de origem Asiática de grande porte que pesa em média 9 kg e podendo chegar a 15 kg, tem sua árvore de porte ereto, elevado, copa densa e irregular (que atinge 20 a 25 metros).
A fruta ovalada tem a casca grosa, áspera e amarelada, quando madura. Têm no seu interior vários gomos que contém um caroço coberto por polpa cremosa e aromática. As variedades mais cultivadas da jaqueira são: jaca-dura (com frutos grandes de até 40 kg, e bagos de consistência rígida); jaca-mole (frutos menores, bagas doces com consistência mole) e jaca-manteiga (com bagos adocicados e de consistência intermediária). São bastante comuns no Rio de Janeiro.
É rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e B1. Por possuir um alto teor de cálcio essa fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. A polpa consumida in natura possui boas quantidades de proteína e vitaminas, processadas compõem doces, compotas, polpas congeladas, refrescos e licor. As sementes são ricas em amido, podem ser consumidas assadas e moídas, e produzem farinha utilizada em doces e biscoitos. Segundo a crença popular pode ser usada para combater a retenção de líquidos, febre e excesso de ácido úrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário