O coco é um fruto da família Palmaceae e provém de uma palmeira que não tem espinhos e pode chegar até a 20 m de altura. O fruto tem forma oval, com cerca de 15 cm de diâmetro.
É proveniente da Índia, Malásia ou Ceilão e não da Bahia como muitos pensam. No Brasil, seus maiores cultivadores são: Bahia, Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O coqueiro gosta de clima quente e úmido.
O fruto pode ser consumido verde ou maduro, apesar de apresentar características diferentes. Quando verde, tem bastante água (conhecida como água-de-coco) e a polpa é branca e de consistência gelatinosa, que pode ser ingerida com o auxílio de uma colher para raspá-la. Já o fruto maduro, tem pouca água e a polpa é branca e mais consistente. Essa polpa pode ser consumida crua, ralada ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. É utilizado no preparo de bebidas, pratos doces e salgados.
O fruto esbanja sabor e qualidade nutritiva e é importante na culinária dos países tropicais, além de ter presença marcante na culinária de norte a sul do Brasil. O leite-de-coco é extraído com a polpa fresca e prensada e, pode ser utilizado tanto na culinária doméstica, quanto na comercial. O óleo de coco é obtido do leite-de-coco esquentado, visto que o calor o separa para ser retirado e coado. Esse óleo já é utilizado na cozinha doméstica, mas ainda apresenta elevado custo. O óleo de coco não contém gordura trans e não perde seu valor nutricional quando submetido a altas temperaturas.
O coco tem carboidrato, proteína, lipídio, vitaminas (B1, B2, B6 e C), minerais (potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro) e fibras. Vale ressaltar que o valor nutritivo deste fruto depende de seu estado de maturação. É calórico, e por isso, deve ser consumido com cautela.
O coco verde e, principalmente a sua água, podem auxiliar em situações de vômitos, diarréia e desidratação e ainda ajudam a repor as energias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário