Nome científico: Mangifera indica
A manga é uma fruta de coloração variada: amarelo, laranja, vermelho ou verde. É mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Pode ser encontrada de tamanhos, formatos e sabores variados e exóticos. É envolvida por uma polpa de cor amarelada, sabor forte e suculento, carnuda, doce, fibrosa e com caroço grande e achatado.
As mangueiras são árvores grandes, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura. É uma fruta originária da Ásia, bastante popular no Brasil e em outros países tropicais. Seu período de safra é de outubro a dezembro. As variedades mais comuns no país são manga-espada, manga-rosa, haden, tommy atkins e palmer.
É um alimento bastante nutritivo. Constituído por uma considerável quantidade de carboidrato (15%), pouca proteína e gordura, e vitaminas e minerais e antioxidantes, como betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, zinco e fibras.
A manga auxilia nas cãimbras, acidose e problemas cardíacos pelas grandes concentrações de magnésio e potássio. Protege a pele e as mucosas e atua no funcionamento intestinal. Devido a alta concentração de ferro é indicada para tratamento de anemia, para grávidas e em períodos menstruais.
O consumo da manga é de forma in natura. Sua polpa é utilizada para produção de inúmeras receitas de geléias, doces, compotas, purês, sorvetes, saladas, mousses...
Nenhum comentário:
Postar um comentário