O limão é uma fruta cítrica que tem origem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia e do arquipélago Malaio, sendo hoje cultivada em todo o mundo.
Possui cerca de 70 variedades, todas com aspecto semelhante, embora existam diferenças de tamanho e na textura da casca, podendo ser lisa ou enrugada. A cor varia do verde escuro ao amarelo claro, exceto o limão-cravo, cuja casca é avermelhada.
É nutricionalmente rico em fibra alimentar - fator que auxilia na regulação do colesterol e na motilidade intestinal - vitaminas e minerais, sendo importante recomendar em todas as idades. Por conter um considerável teor de vitamina C em sua composição, o limão ajuda a evitar o escorbuto, doença causada pela deficiência dessa vitamina no organismo, além de prevenir infecções, já que a vitamina C exerce papel antioxidante. Por ser uma fruta com sabor azedo bastante característico, ela é mais consumida na forma de suco, com adição de açúcar ou adoçante. O limão também é bastante utilizado em receitas culinárias, como mousses, tortas, sorvetes, bolos, bebidas, entre outros, além de também ser muito usado em molhos e temperos. As variedades mais conhecidas são: limão Galego, limão Siciliano e limão Taiti.
Limão Galego
É pequeno e suculento, possui casca fina, de cor verde clara ou amarela clara. É bastante utilizado em receitas culinárias.
Limão Siciliano
É grande, possui casca amarelo-esverdeada, enrugada e grossa. É menos suculento e mais ácido que o limão galego.
Limão Taiti
Tem tamanho médio e sua casca costuma ser verde e lisa. É muito suculento e pouco ácido. Assim como o limão Galego, também tem ampla utilização na gastronomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário