Nome científico: Prunus persica
A nectarina é uma fruta da família Rosaceae e proveniente de uma árvore denominada nectarineira. É originária da China e é uma mutação genética do pêssego.
Ela tem a casca lisa e brilhante e um sabor doce e marcante. A fruta possui polpa suculenta e pode ser de cor amarela ou avermelhada. No Brasil, é produzida no Sul e Sudeste, principalmente no Rio Grande do Sul e São Paulo.
É largamente consumida in natura, mas pode ser utilizada na gastronomia como ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, sucos, salada de frutas, doces, geleias, dentre outros.
É uma fruta pouco calórica, e por isso, pode ser consumida em dietas para emagrecimento. Além disso, tem alto teor de antioxidantes (vitaminas C e A), que protegem o corpo dos danos dos radicais livres, evitando envelhecimento precoce, desordens estéticas e diversos problemas de saúde, desde câncer até Alzheimer.
A fruta tem carboidratos, proteínas, lipídios, fibras e é rica em vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e vitaminas A, B2 e C, principalmente.
Os micronutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo, pois regulam desde o metabolismo até a saúde da pele, cabelos e unhas.
Vale ressaltar que a nectarina não contém colesterol, visto que este nutriente é encontrado apenas em alimentos de origem animal.
O período da safra é de outubro a novembro. Isso é importante porque reduz valor comercial, deixando-a mais acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário