sexta-feira, 8 de julho de 2011

Goiaba

A goiaba é uma fruta nativa da América tropical, produzida pela goiabeira, que se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. É encontrada em qualquer época do ano, é saudável e saborosa. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.
Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.
Possui alto valor nutritivo. Contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. As fibras solúveis possuem a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras.
A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Pode ser consumida pela maioria das pessoas, devendo somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso.
A ingestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.
Uma das preparações mais conhecidas é a goiabada, doce típico da comida caipira (sul do Brasil) e consumido em quase todo o mundo. É feito à maneira da marmelada, de consistência bastante firme, composto por goiaba, água e açúcar. Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o ’Romeu e Julieta’, tradicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário