quinta-feira, 21 de julho de 2011

Maçã

Nome científico: Pyrus Malus
Maçã é a fruta de cultivo mais disseminado pelo mundo. As macieiras crescem tanto na Europa como na América do Sul, na África, na América do Norte, na Austrália e na Ásia. Só não suportam as regiões de calor ou frio muito intensos. A maçã foi trazida para a América pelos primeiros colonizadores brancos, mas é cultivada pelo homem desde tempos remotos, mesmo antes da história escrita, sendo mencionada em lendas, poemas e livros religiosos antiguíssimos. Existem quase 7.500 variedades de maçãs, com cores que vão do verde ao amarelo-ouro, do rosado ao vermelho-escuro, e com os mais diferentes sabores. Mas a maioria é de cultivo estritamente doméstico. Os cultivadores que comercializam suas colheitas limitam-se a umas poucas variedades, não mais que duas dezenas, que são as mais apreciadas pelo consumidor e podem ser facilmente transportadas sem estragar-se. A maçã, do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).
As espécies mais conhecidas são:
  • Fugi, de origem japonesa, com polpa amarela esbranquiçada, muito suculenta, doce, e segundo alguns, mata a sede; de casca vermelha salpicada de verde.

  • Brasil, originária de nosso país, tem casca vermelha e polpa branca de boa consistência, um pouco farinhácea, de sabor doce. Os pediatras recomendam maçã ralada aos bebês com mais de três meses de iadade, devido a sua digestibilidade.

  • Rainha,também brasileira, a casca é vermelha com alguns pontos em brancos; a polpa é branco-amarelada, bem consistente, suculenta e, devido ao seu sabor doce-ácido, é muito apreciada.


  • Gala, originária da Nova Zelândia, sua casca é vermelha; com polpa creme; é suculenta, doce e saborosa.


  • Golden, de origem americana, sua casca é verde com cor ferrugem no pedúnculo, com polpa creme; muito macia, suculenta e doce.


Constituída de 85% de água, 0,6% de proteínas, 14% de carboidratos, a maçã auxilia a digestão de outros alimentos e seu valor nutritivo está nos açúcares da fruta. Possui substâncias antiinflamatórias e cicatrizantes. Alguns estudiosos afirmam que ela é depurativa, sedativa, alcalinizante, adstringente, além de reguladora hormonal. Possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C e sais minerais como o potássio, fósforo, sódio, magnésio, enxofre, cálcio, silício e ferro. Possui, predominantemente, fibras insolúveis na casca e solúveis na polpa. As maçãs vermelhas possuem maior concentração de vitamina C que as verdes. Seu vinagre natural tem 93 nutrientes.
A maçã tem uma ampla utilização gastronômica, podendo ser usada para fazer suco, doces, tortas e saladas.
Alguns estudiosos afirmam que a fruta e o vinagre são indicados no tratamento de problemas do estômago, rins, fígado, intestinos, obesidade, acidez estomacal, colesterol, diarréia, diabetes, gota, reumatismo e problemas respiratórios. Seu suco pode combater e previnir cálculos dos rins e da vesícula, além inflamações da bexiga e do sistema urinário. A sua pectina, fibra encontrada com maior abundância na polpa, ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio. A maçã possui também quercetina, um fitoquímico encontrado naturalmente em alguns alimentos, que combate os radicais livres, tem ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-tumoral (especialmente pulmão), é usada também como agente de emagrecimento.
Existem também algumas contra-indicações, pois pode haver risco de sangramentos por suas propriedades vasodilatadoras e de diminuição da viscosidade sanguínea. A maçã pode ser ingerida a qualquer momento do dia, porém deve ser evitada na colação como único alimento, pois aumenta a secreção do suco gástrico, aumentando assim a fome. Ingerir uma ou duas maçãs diariamente com a casca pode evitar inúmeras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário