A pitanga é uma fruta típica do Brasil, de origem da mata dos estados de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul . A pitangueira é uma árvore de pequeno porte com tronco irregular e ramificado. Suas folhas são ovais e avermelhadas quando jovens e de coloração verde-escura posteriormente. São brilhantes e apresentam aroma característico quando maceradas. Possui flores brancas e aromáticas e frutifica de outubro a janeiro.
È uma fruta vermelha (que origina seu nome na língua Tupi), roxa a quase preta, de sabor adocicado levemente ácido e bem característico. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores. A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. É também usada como árvore ornamental compondo cercas vivas e jardins.
Sua composição (em média 77% de polpa e 23% de semente), é rica em cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante. Recentemente, tem sido apontado que esta fruta também possui propriedades afrodisíacas. Devido a todos estes fatores de qualidade, a polpa da pitanga tem sido amplamente exportada para o Mercado Europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário