A jabuticabeira (Myrciaria spp.) é uma planta nativa do Brasil, sendo encontrada em extensa faixa do país, desde o Pará até o Rio Grande do Sul. Com maior ocorrência e produtividade nos estados da região Sudeste, é geralmente cultivada como planta de fundo de quintal, em pomares domésticos de chácaras, sítios ou fazendas.
São conhecidas em torno de 9 espécies de jabuticabeira. O potencial econômico de comercialização desse fruto é grande em função de suas características organolépticas para consumo in natura. A jabuticabeira é uma das frutíferas que tem despertado grande interesse entre os produtores rurais devido a sua alta produtividade, rusticidade e aproveitamento de seus frutos nas mais diversas formas, como na fabricação de licores, geléias e fermentados.
A Jabuticaba é um dos frutos tropicais de alto valor nutricional, pois possui alto teor de carboidratos, fibras, vitaminas, flavonóides e carotenóides e, ainda, sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, comparado com outros similares.
Por seu alto teor em fibras, o bagaço de jabuticaba pode ser reaproveitado em ingredientes que possam substituir parte das calorias de alimentos ricos em carboidratos, além de influenciar em vários aspectos da digestão, absorção e metabolismo, além de auxiliar no trânsito intestinal.
O cálcio é o nutriente mais frequentemente associado com a qualidade dos frutos em geral. As pontes de cálcio presentes no alimento dificultam o acesso e a ação de enzimas produzidas pelo fruto e que causam amaciamento, e daquelas produzidas pelos fungos e bactérias que causam deterioração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário