sábado, 30 de julho de 2011

Pêra

Nome científico: P. communis; P. serotina
A pêra é o fruto originário da árvore denominada pereira, da família das rosáceas. É cultivada em clima temperado e em regiões serranas de solo fértil. O fruto possui um sabor suave e casca fina. Sua cor pode variar de verde, amarelo, castanho e vermelho. Em relação à consistência, pode variar de dura e granulosa à macia e cremosa, que se desmancha na boca. O período de safra vai de fevereiro a maio.
A pêra é bastantes vista em dietas para emagrecimentos devido ao seu baixo valor calórico, com cerca de 53 calorias por cada 100 gramas de fruto, e pela fácil absorção pelo oganismo. Em sua composição, há quantidades baixas de vitaminas do Complexo B e consideráveis de vitaminas A e C e sais minerais, como o sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. Pela sua composição nutricional, contribui para a formação dos ossos, dentes e sangue, além de manter o equilíbrio interno, o vigor do sistema nervoso e fortificar o músculo cardíaco. Possue muitas fibras, e assim é considerada boa para a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga. Uma das frutas que mais contém minerais.
A pêra deve ser consumida de forma in natura quando a casca estiver firme sem rachaduras ou cortes, ou em formas culinárias, como em geléias, compotas, tortas, sucos, cremes, sobremesas e sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário