sábado, 18 de junho de 2011

Cacau

É nativo do méxico e da região amazônica, desde o rio Amazonas até o rio Orinoco.
Quando os espanhóis chegaram na América, os Astecas e os Incas tinham seu Quatzalgault, deus da agricultura. Acreditavam ser este o responsável pelos ensinamentos do plantio e uso do cacau.
No Brasil, os índios preparavam uma bebida fermentada com o cacau. Em 1746, foi introduzido no Brasil, especificamente na Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde os “coronéis” proprietários de ricas e enormes fazendas aproveitavam a mão-de-obra barata dos escravos e ex-escravos (após a libertação) para tornarem-se suficientes na produção e comercialização. O cacau tornou-se moeda e símbolo de riqueza, poder e estatus. Foi alvo de contrabando e pirataria dos navegantes holandeses. Foram os espanhóis, no séc. XVII, que conseguiram o monopólio sobre a produção e comercialização do cacau.
Hoje o Brasil é um dos maiores produtores dos belíssimos e deliciosos frutos do cacaueiro, principalmente Ilhéus e Itabuna.
O cacau está presente no dia-dia de todos pelas geléias, refrescos, sucos, vinhos, vinagres, álcool, xarope de capilé, além do pó de cacau e diversos tipos de chocolates em barras, que são produzidos pelas indústrias. Quem é que rejeita uma barra de chocolate? Ninguém!
A matéria prima do chocolate é a semente do cacau. Combinando o leite com açúcar, gordura vegetal, glicose, sal, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes, etc., se obtém o chocolate. Percebe-se então que o chocolate não é a mesma coisa que cacau.
O cacau é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal e atuam em casos de depressão.
Sais minerais: fósforo (necessário para o cérebro, formação dos ossos e dentes e contração dos músculos cardíacos), ferro (que ajuda na produção de hemoglobina e oxigenação das hemácias), cálcio, além de proteínas. Contém três tipos de açúcares: frutose, glicose e sacarose. É rico em fibras que ajuda a evitar a prisão-de-ventre.
Suco energizante e vitalizante
Bater no liquidificador 100 gramas de polpa de cacau, uma colher (chá) de guaraná em pó e um copo de água, se quiser pode adoçar com mel. Ingerir pela manhã. Inutilize as sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário