sábado, 4 de junho de 2011

Abacate

Hoje se encontra espalhado em vários países onde o solo é fértil e há calor suficiente. Foi introduzido no Brasil como espécie cultivável apenas no início do século XIX, e pode ser encontrado na maioria das feiras livres e supermercados. As plantações se concentram predominantemente no interior de São Paulo e Minas Gerais e seu período de safra vai de fevereiro a agosto.

De sabor suave e neutro, o abacate é basicamente constituído por gorduras monoinsaturadas (gordura boa) e 70% de água, deve ser consumido moderadamente por ser muito calórico. É fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras, lipídeos e glutationa, um poderoso antioxidante.
Seu acentuado valor energético está relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o ’bom’ colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

Mesmo sem poder ser considerado uma fonte protéica, o abacat e contém quantidades muito superiores às demais frutas neste quesito. Rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, e nos minerais fósforo, cálcio e ferro.

Essa fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. Para os adultos, o abacate é um importante aliado contra as fadigas física e mental.

Segundo a crença popular, o abacate possui propriedades digestivas, poder afrodisíaco e para quem sofre de dor reumática, o azeite de abacate é um bom remédio. É muito utilizado pela indústria de cosméticos.
Pode ser consumido isoladamente, em saladas temperadas como molhos ou como sobremesa, batido com leite e açúcar. Na culinária mexicana é utilizado para o preparo do guacamole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário