sexta-feira, 17 de junho de 2011

Buriti

Nome científico: Mauritia vinífera
Buriti, fruto elipsóide, castanho-avermelhado, de superfície revestida por escamas brilhantes. Polpa marcadamente amarela. Semente oval dura e amêndoa comestível. É encontrado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Caem do cacho, de outubro a março, e devem ser coletados no chão. Para que a polpa amoleça e possa ser utilizada, o buriti deve passar alguns dias submersos em água ou envoltos em sacos plástico. Com essa polpa pode-se fazer as mais variadas preparações, também se extrai o óleo e a fécula e da seiva é possível a produção de açúcar.
Da parte vegetativa extrai-se o palmito; do caule retira-se uma seiva adocicada, que contém cerca de 93% de sacarose e da qual fabrica-se o vinho; da medula do tronco retira-se a ipurana, uma fécula cuja qualidade e sabor assemelham-se ao sagu e farinha de mandioca.
Fruto de alto valor nutritivo, é uma das maiores fontes de vitamina A que a natureza oferece. O buriti contém beta caroteno no óleo extraído em uma concentração quase 10 vezes maior do que a do óleo de denê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário