domingo, 5 de junho de 2011

Abacaxi

O abacaxi é o fruto do abacaxizeiro, uma planta tropical exigente por necessitar de técnicas culturais cuidadosas e frequentes. Tem origem na América Tropical e Subtropical, incluindo regiões do Brasil Central e Sul, estados do Norte da Argentina e do Paraguai. O cultivo do abacaxi sempre se destacou na fruticultura brasileira, tanto pela qualidade do fruto, quanto por sua rentabilidade.
O abacaxi é composto predominantemente por carboidratos, característica comum das frutas em geral, além de pequena quantidade de proteína e praticamente nula em lipídios. Tem significativa quantidade de vitamina C, importante na prevenção ao escorbuto e aproveitamento do ferro, e também é rica em fibras, que auxiliam na motilidade intestinal e previnem contra doenças como o câncer, além de diminuirem a glicemia e o colesterol sanguíneos.
Por conter uma enzima chamada bromelina, o abacaxi auxilia na digestão, já que esta enzima atua na quebra da proteína e, por esse motivo, pode ser utilizada para amaciar carnes.
Também é conhecido por suas capacidades antiinflamatória e antioxidante, sendo, portanto, recomendado para prevenção de doenças como aterosclerose, artrite, câncer, mal de Alzheimer, entre outras.

O abacaxi pode ser consumido in natura ou industrializado, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa, sucos, xarope, geléia, doces, licor, vinho, vinagre e aguardente. Entretanto, os mais utilizados são as fatias ou pedaços em calda, e o suco.

As variedades de abacaxi mais apreciadas são:
- Caiena lisa: frutos grandes, quase cilíndricos, com polpa um pouco ácida, excelente para indústria
- Pérola-de-pernambuco: possui folhas armadas de espinhos, fruto pequeno de formato cônico, polpa doce e saborosa
- Abacaxi-de-boituva: possui folhas armadas, frutos médios, polpa de colorido alaranjado e rico sabor
- Ananás: é a variedade mais azeda da fruta

Nenhum comentário:

Postar um comentário