Serigüela, cirigüela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore das anacardiáceas e também do seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros. Originária das Américas (Central e do Sul), é bastante comum na Região Nordestina do Brasil.
A serigüela encontra-se no sul do México, América Central, Antilhas, Brasil (Cerrado e Caatinga), do nível de mar a 1200 metros de altitude. Tem ocorrido exemplares desta árvore em cidades do estado do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, sendo encontrada inclusive no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal. A região sul do Ceará é hoje a maior produtora de serigüela no Brasil.
Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. Sendo lavoura permanente, e de uso pouco difundido, não há apreciação econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.
A seriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo multiplicada por estacas de 30 a 50 centímetros de comprimento e de 7 a 12 centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semi-árido nordestino compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário