sábado, 23 de janeiro de 2010

Maracujá


A Turminha do Sítio voltou correndo para a casa. A cuca estava querendo invadir o Sítio, mas Emília teve um plano. Jogou granadas de vespas na bruxa, ela saiu correndo. Depois a Tia Nastácia fez um suco de maracujá para a Dona Benta se acalmar. Narizinho contou tudo o que sabe sobre essa fruta.




Maracujá (do tupi mara kuya, "fruto que se serve" ou "alimento na cuia") é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro.


É espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América.


Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovóide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior.





Flor de maracujá

O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, geralmente misturada a suco de outros frutos, como a laranja. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.


A flor do maracujá é polinizada unicamente pela por um inseto conhecido como mamangava.


A Dona Benta se acalmou com a história e com o suco, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário