Pedrinho estava com dor de garganta e Narizinho aconselhou a Tia Nastácia fazer um chá de limão para o menino. Veja o que a cozinheira descobriu sobre essa fruta.
Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violetas, em cacho. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.
Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.
As partes mais usadas são: Folhas, casca do fruto e suco do fruto.
A polpa e a casca são utilizadas na culinária. Os limões contêm uma grande quantidade de ácido cítrico, o que lhes confere um gosto ácido. No suco de limão, essa acidez chega a um pH de 2 a 3, em média.
Os limões e as limas servem-se regularmente como limonada (sumo de limão natural com água e açúcar).
Pedrinho melhorou rapidinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário