segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

É Tempo de Jabuticabas!



Ploct, pluft, nhoc. Daqui a pouco o Rabicó aparece por aqui . Logo, logo eu voi deixar cair cascas, caroços e jabuticabas para a felicidade do meu porco.




A jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, principalmente da mata pluvial e das submatas de altitude. Teve sua origem na Mata Atlântica, e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.



Ocorre desde Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. É também conhecida pela designação de fruta.



Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano.




A árvore, de até 15 m de altura, tem tronco claro, liso, e folhas simples.
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.

Um comentário:

  1. Oi Pablo, aqui em casa tenho 3 pés de jabuticaba, sendo dois grandes e um pequeno, adoro o tempo delas, elá dá uma flor muito cheirosa, e depois aquela fruta deliciosa, sempre pego um prato cheio de jabuticabas e venho para o meu computador,

    ResponderExcluir