sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tempo de Jabuticaba!

Nativas do Brasil as jabuticabeiras são árvores que podem ser encontradas em quase todo o país, sobretudo em Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.
Suas folhas são pequenas e simples, vermelhas quando jovens e verdes, posteriormente. Flores pequenas, brancas e bem vistosas, que surgem diretamente nos troncos, ramos e até raízes descobertas.
jabuticabaA jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.
Estão presentes na polpa da jabuticaba: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jabuticaba.
A jabuticaba tem capacidade para conter diarréias e disenterias, por isso é indicada para tratar de desarranjos intestinais. Nativa da mata atlântica, a fruta ainda contém potássio, cálcio e magnésio.
O tempo de frutificação desta frutinha começa no final do inverno e primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário