domingo, 29 de maio de 2011

Cupuaçú

 Uma das frutas mais populares da Amazônia e vem sendo implantada comercialmente também no sudeste da Bahia. Seu fruto mede até 25 cm e pesa até 1 Kg. Possui 30% de polpa e cerca 35 sementes. Apresenta três variedades: Cupuaçu-redondo (extremidade arredondada, pesando em média 2,5 Kg e é o mais comum); Cupuaçu mamorama (extremidade alongada, pesando em média 2,5 Kg); Cupuaçu mamau (não apresenta sementes, formato redondo, peso médio de 2,5 Kg, chegando a atingir 4,0 Kg).
O cupuaçuzeiro é uma árvore de até 10 m de altura com ramos flexíveis; folhas longas de até 60 cm de comprimento, de coloração ferrugínea na face inferior; flores grandes, de cor vermelha escura presas diretamente ao tronco. A colheita do cupuaçu ocorre de janeiro a maio. O fruto pode ser encontrado em mercados e feiras das capitais amazônicas, sendo bastante utilizada na culinária local como ingrediente de diversas sobremesas e sucos.
O cupuaçu é rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. Sua casca é bastante dura, é utilizada como adubo orgânico.
A polpa é utilizada no preparo de sorvetes, sucos,
geléias, doces, mouses, bombons, balas, biscoitos
e iogurtes. Recentemente, a polpa tem sido empregada também na indústria cosmética como ingrediente de cremes e shampoos.

As sementes de cupuaçu, depois de secas, são utilizadas por seu alto teor de gordura, prestam-se à fabricação de chocolate e já foram utilizadas para esse fim, em lugar das sementes de cacau. Na região, costuma-se chamar o chocolate feito das sementes da fruta de cupulate. Por esse emprego, o cupuaçu recebeu no passado nomes como cacau-do-peru e cacau-de-caracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário