sexta-feira, 1 de março de 2013

Maçãs

O clima de São Joaquim, na serra catarinense, é ideal para o cultivo de maçã. Além de conhecida nacionalmente por causa de suas baixas temperaturas, a cidade é sede da Festa da Maçã. Durante o evento é possível provar inúmeras receitas que utilizam a fruta como ingrediente, dentre as quais, a maçã do amor.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pupunha

A pupunha é o fruto da pupunheira, uma palmeira típica da região amazônica. Sua casca apresenta cores variáveis, do vermelho ao amarelo. A polpa é amarela-alaranjada, fibrosa, e oleosa. Nos hotéis da região norte do Brasil, a pupunha é encontrada nas mesas de café da manhã, onde pode ser provada com um pouco de manteiga e um fio de melaço. Outra opção é saborear o bolo de pupunha, ótimo acompanhamento para uma xícara de café

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Caju

Ao contrário do que muitos pensam, o caju não é um fruto, e sim um pseudofruto. A polpa carnuda e suculenta é apenas o receptáculo da castanha de caju, o verdadeiro fruto do cajueiro. Uma vez que a cajucultura está incorporada ao meio de vida nordestino, é possível encontrar inúmeras receitas que utilizam a castanha. Dentre as sobremesas, uma das maneiras de utilizá-la é como opção de ingrediente na hora de fazer um brownie (um bolo americano feito com bastante chocolate).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cupuaçu

O cupuaçu é considerado por muitos paraenses como a fruta símbolo do estado. No mercado Ver-O-Peso, é comum ver senhoras sentadas em bancos de madeira separando as sementes da polpa pegajosa e carnuda da fruta. Há várias maneiras de conhecer o gosto do cupuaçu: in natura, batido no liquidificador com água ou leite, em bombons, ou como doce, servido em uma imponente compota de cristal.