segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tangerina

A tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra.
         O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro.
         A vitamina C, junto com o Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.
         A tangerina é indicada para pessoas de qualquer idade, devendo ser ingerida com bagaço, para facilitar a formação de resíduos que melhoram o funcionamento dos intestinos. O chá de folhas de tangerina agem como calmante. Além disso, a tangerina é útil contra a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais.
         Na hora da compra, o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C. A tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.
         Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas e seu período de safra vai de abril a setembro.




Oferece de forma geral 43 calorias em cada cem gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário