quarta-feira, 30 de junho de 2010

Carambola


Carambola

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mangas


Mangas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Abacaxi


Abacaxi

domingo, 27 de junho de 2010

Kiwi


Kiwi

sábado, 26 de junho de 2010

Jabuticabas


Jabuticabas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Abacaxi


Sobre o abacaxi, não há surpresas: se ele é encontrado com fartura no Brasil e sempre remete à nossa terra, é porque tem suas origens aqui.

As formas primitivas da fruta são originárias das terras brasileiras e se espalharam pelo continente americano provavelmente antes da chegada dos europeus.

É por esse motivo que na maioria das línguas a fruta é chamada de "ananas", que significa "fruta excelente" em tupi guarani. O termo abacaxi, usado no português do Brasil, também se deriva do tupi "iuaka'ti", que quer dizer "fruta cheirosa".

O inglês (pineapple) e o espanhol (piña) fogem à regra: há registros de que a expedição de Cristóvão Colombo teria se impressionado com o sabor da fruta quando desembarcou em Guadalupe, no México, e por se assemelhar ao fruto do pinheiro, o abacaxi ganhou essas denominações.

Nosso país ainda é considerado a terra do abacaxi, sendo um dos maiores produtores da fruta no mundo. No entanto, desde os anos 1990, cedeu os primeiros lugares da produção mundial para a Tailândia, Filipinas e China. O Brasil ainda não domina todas as técnicas que permitem maior produtividade das culturas asiáticas, ainda que tenha uma área maior de cultivo da fruta.

Chamar o abacaxi de fruta, aliás, é apenas uma convenção: botanicamente, é uma infrutescência, quer dizer, um agrupamento de frutos. Cada gomo do abacaxi é, na verdade, um fruto originado do ovário de uma flor. Como são aglomeradas em um eixo, formam uma estrutura compacta e parecem uma fruta única.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maçãs


Maçãs

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tomates


Tomates

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pêras


Pêras

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Carambolas


Carambolas

domingo, 20 de junho de 2010

Jabuticabas


Jabuticabas

sábado, 19 de junho de 2010

Maracujás


Maracujás

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Caju


O fruto pequeno de coloração escura e consistência dura é sustentado por uma haste carnosa e suculenta bem desenvolvida, de coloração amarela, alaranjada ou vermelha. Da haste obtém-se matéria- prima para o fabrico de sucos, doces, etc. O verdadeiro fruto é a conhecida castanha-de-caju que pode atingir até 2 cm de comprimento. Os frutos amadurecem de setembro a janeiro.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Goiabas


Goiabas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uvas


Uvas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Laranja


Laranja

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mirtilo


O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte, ou até Bilberry (Vaccinium myrtillus) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil. Mas algumas cidades no planalto meridional e nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul, já estão sendo introduzidos de forma satisfatória no sul do Brasil, em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m. Cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema em Santa Catarina já estão introduzindo o fruto com sucesso, pois as temperaturas anuais deste logradouros encontra-se, entre as mais baixas de todo o Brasil com média de 11°C a 13°C anuais. No estado do Rio Grande do Sul, estas estão sendo inseridas, nas cidades mais altas das serras de Nordeste do estado, e em cidades com altitudes entre 900 a 1200m, tais como: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaraia, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula, visto, que apesar de serem altas e frias o ano inteiro, também possuem solo muito fértil e uma boa distribuição de chuva durante o ano todo.

domingo, 13 de junho de 2010

Frutas


Frutas

sábado, 12 de junho de 2010

Frutas


Frutas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Uva


Uva

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Frutas


Frutas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Frutas


Frutas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Frutas


Frutas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Amoras


Amoras

domingo, 6 de junho de 2010

Pêssego



O nome do pêssego vem da palavra latina “pérsica”. Ele foi dado à fruta pelos antigos gregos e romanos, já que eles acreditavam ser uma planta vinda da Pérsia.


O pêssego, porém, não veio da antiga Pérsia, atual Irã, e sim da China. Foi domesticado há cerca de 5.000 anos, provavelmente — os vestígios arqueológicos mais antigos são de 4.000 anos atrás, mas acredita-se que o pêssego já era usado na alimentação antes disso.


O pêssego atravessou as fronteiras da Ásia por meio da Rota da Seda, legendária rede de estradas e comércio que ligou o Extremo Oriente à Europa mediterrânea entre os séculos 2 a.C. e 16 d.C. Foi assim que chegou à Pérsia, onde o clima favoreceu a adaptação da fruta.


Foram os gregos e, em seguida, os romanos, que introduziram o pêssego na Europa e contribuíram para sua disseminação. O imperador Romano Pompei, 65 anos antes de Cristo, promoveu extensas plantações de pêssego em várias regiões da Europa ocidental. Nos países do Norte da Europa, que exportavam a fruta, ela era considerada produto dos mais finos e raros.


Os espanhóis foram os primeiros a trazer a fruta para as Américas, introduzindo-a na Flórida, então domínio da Espanha, em 1513. No Brasil, chegou em 1532, com a expedição de Martin Afonso de Souza, mas o cultivo comercial só começou a partir da década de 1970.

sábado, 5 de junho de 2010

Pitanga


Pitanga

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Banana


Nome científico: Musa spp
Família: Musáceas
Origem: regiões tropicais úmidas do Sudeste Asiático (Noroeste da Índia, Burma, Camboja, Sumatra, Java, Borneo, Filipinas e Taiwan)
Descrição e características da planta: as variedades de banana hoje existentes no mundo, que produzem frutos sem sementes, originaram-se do cruzamento entre duas espécies: Musa acuminata e Musa balbisiana. A propagação é feita somente através de mudas e produz um cacho após 10 a 18 meses de idade e o número e o tamanho de frutos depende de alguns fatores como: variedade, clima, fertilidade do solo, estado de sanidade da planta e cuidados nos tratos culturais. A inflorescência da bananeira é inicialmente constituída por flores femininas que formam os frutos em pencas e depois vêm as masculinas. Para a formação dos frutos não há necessidade de polinização das flores. A bananeira produz bem em locais de clima quente e com boa disponibilidade de água no solo. A planta não tolera geada.
Produção e produtividade: a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo explorada na maioria dos países tropicais (regiões quentes), principalmente na Índia, Brasil, Equador, Filipinas, China, Honduras, Costa Rica, Colômbia, Panamá e Guatemala. No Brasil, todos os estados são produtores de banana, mas os mais significativos são: São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As variedades mais difundidas no país são: Prata, Pacovan, Prata Anã, Maçã, Mysore, Terra, D’Angola, Nanica, Nanicão, Grande Naine e Ouro. O Brasil é o segundo maior produtor e maior consumidor mundial dessa fruta (FAO, 1991).
Utilidade: a banana pode ser consumida ao natural, frita ou cozida, em calda, doces, banana passa, farinha, flocos, banana chips e pode ser utilizado para a produção de álcool e vinagre. O fruto é rico em açúcares, sais minerais, principalmente em potássio e fósforo, além de conter teores médios de cálcio, ferro, cobre, zinco, iodo, manganês e cobalto e ainda vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C. A casca pode ser usada na produção de hambúrguer, salsicha, macarrão, pão e biscoito. Da planta pode-se aproveitar tudo, tanto na alimentação humana e animal como na confecção de artesanato, na fabricação de papel e sacos para cereais com as fibras retiradas do seu tronco (pseudocaule).

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maçãs


Maçãs

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Frutas


Frutas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Frutas


Frutas