sexta-feira, 30 de abril de 2010

Coco


Coco

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Goiabas


Goiabas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jacas


Jacas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Maçã


Maçã

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Açaí


Açaí

domingo, 25 de abril de 2010

Mangas


Mangas

sábado, 24 de abril de 2010

Frutas


Frutas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Laranja Doce


O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.

A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos .

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Frutas


Frutas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Araçá


Araçá

terça-feira, 20 de abril de 2010

Frutas


Frutas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Frutas


Frutas

domingo, 18 de abril de 2010

As Frutas com Lobato!


Monteiro Lobato adorava todos os tipos de frutas. Ele então colocou em seu livros as frutas mais deliciosas que ele achava. O Pomar do Sítio foi descrito no livro Reinações de Narizinho.

sábado, 17 de abril de 2010

Abacaxi


Abacaxi

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Maçãs Verdes


Maçãs Verdes

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Laranjas


Laranjas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Jabuticabas


Jabuticabas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Goiabas


Goiabas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Morangueiro


Morangueiro

domingo, 11 de abril de 2010

Jabuticabeira


Jabuticabeira

sábado, 10 de abril de 2010

Caju


Caju

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pitangueira


Pitangueira

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Frutas


Frutas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Morangos


Morangos

terça-feira, 6 de abril de 2010

Jaqueira


Jaqueira

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Laranjeira


Laranjeira

domingo, 4 de abril de 2010

Uvaia


Nome Científico: E. pyriformis

Família Botânica: Myrtaceae

Características Gerais: A uvaia floresce entre agosto e setembro, e seus frutos são muito apreciados por pássaros e também para confecção de sucos e geléias.

Atinge altura de 6 a 13 metros.

sábado, 3 de abril de 2010

Caimito


Família: Sapotaceae

Origem e dispersão: é originário da América Tropical, provavelmente das Antilhas. É encontrado em estado selvagem, em países da América Central e do Sul e no Oeste da Índia. No Brasil é encontrado nas regiões mais quentes dos estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Características: o caimiteiro é uma árvore de 10 a 20 m de altura, de copa espalhada. O fruto é uma baga arredondada ou elipsoidal, de 5 a 10 cm de diâmetro, branco-esverdeado ou purpúreo-escuro.

Clima e Solo: o caimiteiro desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e com solos profundos e bem drenados.

Propagação: a propagação pode ser por sementes, as quais demoram 6 semanas para germinar, e também por encostia ou alporquia.

Variedades: não são conhecida, entretanto são relatadas plantas que produzem frutos de cor verde e polpa branca e outras com frutos arroxeados, de polpa purpúrea.

Utilização: o fruto é consumido fresco, podendo ser utilizado também em compotas. As sementes podem ser usadas em confeitaria.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sapucaia


ome Popular: Castanha-sapucaia, cumbuca-de-macaco, sapucaia.

Nome Científico: Lecythis pisonis

Família Botânica: Lecythidaceae

Características Gerais: Árvore com uma altura média de 20 a 30 metros, suas folhas são simples, lisas, com 15 cm, quando novas têm coloração rosa.

Suas flores são roxas e brancas, tamanho médio. Seus frutos são grandes (20 cm) com casca muito dura, e uma tampa que se solta quando maduro, liberando as sementes. Muito utilizado antigamente como recipiente.

Suas sementes são comestíveis e muito saborosas, de tamanho em torno de 6 cm, e de um marrom claro.

A Sapucaia é uma árvore de porte grande, muito comum na mata Atlântica de nossa região. Durante a maior parte do ano, ela aparece não muito diferente das outras, mas na primavera, após a queda das folhas, fica coberta de novas folhas da cor rosa. Seu fruto é uma castanha grande, que se abre na parte inferior para deixar cair as sementes, que são saborosas. Esta castanha é decorativa, e era utilizada no interior como utensílio doméstico. O tronco é bem característico. Existem árvores deste tipo muito velhas e altas, com até 30 metros de altura, destacando-se das outras.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mabolo


Origem e dispersão: É da família do Kaki, mas de origem tropical, nativa nas Filipinas. Também é um pouco cultivada na Malásia e Indonésia. Apesar de ter sido introduzido nas Américas, onde se adapta bem, ainda é pouco conhecido e cultivado.

Clima e solo: Adapta-se a áreas úmidas, mas resiste bem à seca e vários tipos de solo. No Brasil, é pouco conhecido.

Utilização: O fruto pode ser consumido ao natural, quando maduro e, apesar de ter um cheiro forte, é considerado de bom sabor. A planta é ornamental.