domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tangerina



A Narizinho contou para o Pedrinho a história da Tangerina.


Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Mexerica é um termo mais comum na Região Sudeste, especialmente no Espírito Santo.


Na Região Nordeste nos estados do Piauí, Maranhão a tangerina é conhecida também como tanja.


Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.


No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa deliciosa e refrescante fruta é chamada de ponca.



As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:



  • Mexerica
  • Ponca
  • Dancy
  • Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
  • Montenegrina
  • Dekopon
  • GTDH-alfaesterase

Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.



Normalmente é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro.


A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.


A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, Vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias.


As variedades mais conhecidas são a cravo, monte-negrina, mexerica, ponkan e mandarina, sendo mais comerciais as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.




O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.


A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.


A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário